Páginas

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

BIOGRAFIA DE DANIEL CARLINI E IMAGENS DE SUA ENTREVISTA DE CARREIRA NA RTP1


http://www.youtube.com/watch?v=O50EBSAaqnA

SIGA O LINK ACIMA para assistir à entrevista de Daniel Carlini no programa Praça da Alegria de 2009,por ocasião de sua chegada a Portugal e o lançamento do 1º álbum "Bailão do Daniel"!

http://www.youtube.com/watch?v=UTWtkpDRmwY&feature=relmfu
NESTE LINK PODE  ACOMPANHAR a canção "Minha Terra Deixei"no programa "Praça da Alegria",logo após entrevista do link acima!

NO BRASIL
Daniel Carlini,"a Voz de Ouro Sertaneja",assim carinhosamente chamado pela comunidade portuguesa em Toronto, é o pseudônimo artístico de Tarcísio Carline. Nasceu em Blumenau,Estado de Santa Catarina,Brasil.Filho do sr.Adélio ,professor e diretor de escola,e de dona Clara.De família de mais quatro irmãos,o Sérgio,a Maria Aparecida,a Andréia e o Adélio Jr.

Desde menino que vivia a cantarolar,sempre com uma voz bem afinada,a cativar as pessoas.Um dia teve uma oportunidade de cantar na festa de homenagem ao dia das mães na escola,no quinto ano.Foi sem dúvida seu primeiro espetáculo e também seu primeiro improviso em palco,ao ver a sua professora preferida piscar-lhe o olho,esqueceu-se da letra e cantarolou "lá ra la ra".

Continuou os seus estudos até se formar em Letras e Literaturas,vindo a lecionar Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa e Brasileira em escolas do Estado e do Município.No bom desempenho de suas funções pedagógicas,foi convidado a lecionar também no Colégio Sagrada Família,uma instituição do ensino particular e,posteriormente nas grandes salas de curso preparatório do vestibular,que prepara para a universidade.

Mas enquanto não se formava,trabalhou como auxiliar de padeiro,auxiliar de cozinha,lavador de carros,chefe de expedição e almoxarife.Paralelamente a tudo isso,continuava cantando.Nas baladas,em festivais de música sertaneja,sempre em duo e a fazer a primeira voz.

A FORMAÇÃO DA DUPLA OTÁVIO E TARCÍSIO

Forma dupla com Otávio Polhaim em novembro de 1989 e vencem o 1º Festival  de Música Sertaneja de Blumenau como Otávio e Tarcísio,em março de 1990,com a música TELEFONA. Segue-se uma carreira de sucesso pelo país com a canção TELEFONA, lançada para todo brasil em 1991, após terminar a gravação do álbum "De Mãos Dadas"no final de 1990, no mês de outubro.

Tarcísio decide parar de lecionar e dedica-se exclusivamente à música.

Entretanto,um jovem nasceu para cantar e o outro não.O Otávio decidiu parar no auge do sucesso, três anos depois de se lançarem no mundo artístico. Tarcísio mudou para São Paulo,a grande cidade que era o celeiro de artistas sertanejos,a fim de encontrar outro segundeiro para a sua dupla desfeita e continuar a carreira.

Tentou sozinho chegando a gravar outro álbum em 1996, num momento artístico que só aceitava duplas e não os cantores solos.

TENTATIVA DE RETOMAR A DUPLA

A dupla parou em início de 1993.Em São Paulo,fundou uma fábrica de estátuas de decoração de interiores,em 1994,depois de desistir de cantar na noite paulistana e, de uma tentativa frustrada de integrar o Trio Arizona,ausentando-se da música até 2004,mesmo ano em que retoma a carreira artística,numa última tentativa em dupla,com Gilvane Cordeiro,lançando pela gravadora SCA outro álbum com o nome Otávio e Tarcísio para reacender a marca de sucesso,em vão,porque já tinha passado muito tempo do sucesso da dupla e se fazia tarde demais para prosseguir.

Também para fazer sucesso os artistas  dependem do desempenho da gravadora na promoção em rádios,e muito mais de patrocínios ou recursos próprios para investir em certas rádios que cobram  altas quantias para financiar o sucesso dos artistas e igualmente nas televisões,o que não foi correspondido pelo editor,restando apenas um bom repertório,incluindo músicas de sua autoria.

No mesmo ano de 2004, a Gravadora Caravelas,em parceria com a Sony Music, fez uma compilação de duplas num álbum intitulado Nação Sertaneja onde incluiu dois temas da nova formação da dupla Otávio e Tarcísio,sendo Telefona ao vivo gravado em Curitiba e Voltarei Voltarás ,uma versão da música italiana Tornarai Torneró de Homo Sapiens,esta mais tarde editada também num álbum de nome Músicas Inesquecíveis - Versões volume 5.

EM PORTUGAL

Em 2005 muda para Portugal,definitivamente.
Traz consigo uma compilação de músicas gravadas no Brasil,sobretudo românticas  e algumas de sua autoria.
A sua intenção era lançar-se como cantor solo em Portugal,mas o encontro com outro brasileiro,em Portugal,também músico e cantor,e pressionado pelo editor,tornou a fazer duo,que passou a se chamar Cláudio e Daniel,o nome sugerido pelo seu editor,utilizando para este fim as músicas que trouxe consigo do Brasil,reunindo neste álbum 17 canções,lançado neste mesmo ano,onde o Cláudio nada fez por estar presente ,nem financeiramente nem com a voz,apenas emprestou a sua imagem,pois as gravações já estavam feitas.
Entretanto,Tarcísio já adivinhava que devia mesmo ter feito carreira solo desde o princípio em Portugal,pois o Cláudio não ficou mais que um ano no país,mudando outra vez para o Brasil.

Com residência em Macedo de Cavaleiros,no período de 2005 até 2009,porque desde então reside na cidade de Mirandela,acaba por gerir o Restaurante Bar e Café O Forno.

1º ÁLBUM "BAILÃO DO DANIEL" (2008)

Funda uma sala de bailes que atrai muitas pessoas e lhe inspirando a fazer o 1º álbum em Portugal,a solo,que aconteceu em março de 2008,intitulado "Bailão do Daniel",com repertório inspirado nas músicas mais tocadas na sala de baile e sendo obrigado a deixar o restaurante para cantar nas aldeias,devido ao sucesso local que alcançava em tão pouco tempo do lançamento do álbum,estendendo-se por outros locais do território nacional,à medida que Daniel viajava para as entrevistas de rádios.

Daniel Carlini atribui o rápido conhecimento do público de suas músicas devido ao apoio das rádios,mas também do Bar Lagoa Azul,de Bragança,através do seu Dj Fernando Salvador que apostou no sucesso deste álbum do Daniel, lançando-o ao cenário de espetáculos na região trasmontana.

Curiosamente,a master deste disco já estava pronta para ir à fábrica para duplicação,quando Daniel recebeu uma música vinda do Brasil e que resolveu inserir no álbum, de última hora,após perceber que as pessoas gostavam de dançá-la no seu bailão,e que se tornou um importante hit deste álbum,Pra Lá De Bagdá,logo a fazer parte dos ficheiros de música dos telemóveis de muitas pessoas. A música ainda tornou-se parte essencial do repertório de bailes de todo o país, por parte dos músicos autônomos, persistindo até hoje. Posteriormente,acaba por fazer parte dos karaokes e pode ser cantada nos bares de todo o país.
Outro destaque deste álbum é a música Panela Velha,um sucesso do Brasil que Daniel gravou alterando o ritmo original de xote para arrasta-pé.

O álbum  "Bailão do Daniel"foi inicialmente editado pela Megadisco Mundial,na continuidade do seu contrato assinado em 2005,quando da dupla Cláudio e Daniel,mas veio a falir,anulando todo e qualquer compromisso.
Para colocar de volta no mercado,Daniel  assinou uma carta-compromisso com a Editora Conquista,em 2009,que entretanto,descobriu-se em setembro de 2011,numa visita à SPAutores,que a referida editora só licenciou nesta Instituição 200 CDs com data de 2009, e desde então vinha comercializando o álbum sem licenças,sonegando os direitos de autor,nos anos subsequentes ,o que leva ,atualmente,em causa um pedido de anulação deste compromisso,que se demonstrou fraudulento por parte da editora Conquista.

2º ÁLBUM "FEBRE DE AMOR" (2009)

Em 2009 lança o 2º álbum,Febre de Amor,onde acrescenta ao primeiro nome o seu apelido Carlini. Este álbum é uma realização independente do artista e somente foram feitas 500 duplicações e distribuídas nas rádios do Norte do país, num momento inicial. Mais tarde, procedeu-se à edição de mais cds para serem distribuídos também pelas demais emissoras de rádios do país e para comercialização.
Inicialmente,estava acordado com a editora Discodouro para fazer o lançamento,por isso a capa contém o selo da referida editora.
Entretanto, Daniel Carlini não assinou o contrato por apresentar cláusulas que não foram acordadas previamente.

São destaques neste álbum as músicas Febre De Amor e Teu Abraço É Meu Abrigo,de sua autoria.
Também a regravação de Chupa Que É De Uva.

Daniel Carlini,através do site Blitz do Sucesso,que  é um meio que divulga nas rádios brasileiras novas músicas e artistas brasileiros, promoveu o álbum no Brasil, sentindo-se frustrado e desistindo depois de receber vários emails de rádios a pedirem quantias em dinheiro para passar as músicas.
Entretanto,aquelas rádios que não fazem parte destes esquemas,algumas tiveram a música Teu Abraço É Meu Abrigo no top das mais pedidas.

3º ÁLBUM "MINHA HOMENAGEM A PORTUGAL" (2011)

O álbum atual,Minha Homenagem A Portugal,finalmente sai do projeto e se torna realidade em 2011,a partir de março,quando foi editado pela Editora Espacial.E foi exatamente esta música,de sua autoria,Minha Homenagem A Portugal,que o levou a concertos no Canadá,nas cidades de Toronto e Mississauga numa turnê que durou 26 dias,a partir de 04 de fevereiro deste 2012,incluindo promoção do álbum em rádios e televisão das comunidades brasileira e portuguesa,conquistando novos fãs pelo mundo e recebendo de um fã português Fernando Marques,residente em Toronto, a designação carinhosa de "a voz de ouro",que Daniel Carlini decidiu adotar daí em diante em seu promocional.

4º ÁLBUM " O AMOR É UM BICHINHO" (2012)

O álbum intitula "O Amor é um Bichinho", que é um vira tocado com concertinas, inspirado na musicalidade minhota. "Como autor e cantor deste tema, gostei muito de o fazer, de fato uma boa experiência para minha carreira. Poderá alguém dizer que fica estranho um vira com sotaque brasileiro, mas isso é resultado do meu envolvimento cada vez maior com a cultura portuguesa."

"Destaco também neste lançamento a minha música de maior êxito no Brasil, TELEFONA que está no álbum em duas versões, sendo uma feita em estúdio e outra gravada ao vivo no Brasil, durante um espetáculo que fiz na época em que eu tinha dupla sertaneja."

Talvez a música SORVETINHO  seja o tema mais arrojado para as baladas. Mas há também FAZ UM CORAÇÃO COM AS MÃOS,VOCÊ ME FAZ FELIZ  e CHUPA QUE É DE UVA. Sem esquecer de mencionar o tema AI QUE CALOR relançado com uma nova versão. Há ainda as  românticas VEM MORAR COMIGO  e FÚRIA DE AMAR

"É igualmente importante para mim, neste álbum, ter gravado um tema com o meu irmão, Sérgio ; COURO DE BOI, um clássico da música sertaneja no Brasil, e que é um milagre da tecnologia eu ter gravado em Portugal e ele gravou no Brasil. Na música ele faz a segunda voz e é um momento de grande emoção para mim."

5º ÁLBUM    "VAGANDO EM LISBOA"    (2015)

Um CD contendo 16 temas, tendo maior destaque de execução nas rádios a música COPO FURADO.
Posteriormente, sobressaem os temas LÁGRIMAS e TU.
Este álbum foi lançado em Portugal no início de 2015, embora o tema COPO FURADO tivesse sido antecipado para as rádios ainda em 2014.

6º ÁLBUM   DANIEL CARLINI - REEDIÇÃO BRASILEIRA DE 1996  (2016)

Exatamente, o álbum que Daniel lançou no Brasil, ainda usando seu antigo nome artístico Tarcisio.
São 10 temas de sua autoria onde destaca-se a música CORAÇÃO TE ADORA.
Vale dizer que o repertório contém as músicas ARCO-ÍRIS, TELEFONA e DE MÃOS DADAS, que eram sucessos da extinta dupla  Otávio e Tarcisio e foram relançadas neste trabalho discográfico. 
A gravação foi mantida original, em seus arranjos musicais e voz, inclusive a foto de capa de época, onde o cantor aparece mais jovem.


BOM DEMAIS...SUCESSOS SERTANEJOS  (2013)

Este é o nome do álbum editado pela Distrirecords em 2013, um ano antes de se lançar a música Copo Furado que antecipava o 5º álbum do cantor.
Era uma compilação dos álbuns Febre de Amor e O Amor É Um Bichinho, reunindo 19 temas.
Sobre o resultado de comercialização, sabe-se que vendeu em todas as principais superfícies de vendas de Portugal, porém os número exato de discos vendidos não se sabe pois a Editora não forneceu, sabendo-se apenas, dito pelo seu diretor que o álbum já era quase disco de ouro em 2014.


IMAGENS QUE MARCAM SUA TRAJETÓRIA NO BRASIL!

Álbum "De Mãos Dadas",Otávio e Tarcísio
Notícia da época a narrar a conquista do Festival de Música Sertaneja


Ao lado,álbum do Festival
Álbum lançado em 2004,com a participação de Otávio e Tarcísio
1º álbum solo,de 1997
Álbum com a música Voltarei Voltarás
Em 2004,última tentativa de ressurgir a dupla com outro cantor,Gilvane Cordeiro,que atualmente é artista do Tributo a Raul Seixas

MAIS ACERCA DE DANIEL CARLINI

SEU PAI SEU GRANDE APOIADOR

COM CINQUENTA ANOS,O PAI ADÉLIO,QUE DEDICOU A SUA VIDA AO MAGISTÉRIO,FORMOU-SE EM PEDAGOGIA,SENDO SEMPRE UM MODELO DE PERSISTÊNCIA A SEGUIR POR TODOS OS FILHOS,O DANIEL QUE O DIGA,QUE TEVE MESMO DE PERSISTIR PARA SUPERAR AS DIFICULDADES NA BUSCA DO SEU SONHO DE CANTAR.
DEPOIS DA MORTE DE SEU ADÉLIO,EM 1999, FUNDOU-SE UMA CRECHE QUE LEVA O SEU NOME EM HOMENAGEM AOS SERVIÇOS PRESTADOS À COMUNIDADE.
A INDICAÇÃO DO SEU NOME FOI FEITA PELA ENTÃO SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO,A PROFESSORA ALDANEI.
O MAIOR DESEJO DO DANIEL É UM DIA PODER APOIAR A CRECHE QUE ATENDE MUITAS CRIANÇAS CARENTES.
TODOS EM CASA SENTIRAM MUITO A AUSÊNCIA DO PAI,MAS O DANIEL RESSENTIA-SE MUITO,PORQUE SEU ADÉLIO ERA QUEM MAIS O APOIAVA E O ANIMAVA NA BUSCA DESTA CARREIRA MUSICAL.
QUANDO AINDA ERA MENINO,ESTAVA SEMPRE A CANTAR,GANHOU DO PAI UM ACORDEÃO TODESCHINI PRA QUE COMEÇASSE A APRENDIZAGEM,MAS FOI O SÉRGIO QUE PEGOU NO INSTRUMENTO PRIMEIRO E PASSOU A TOCAR DE OUVIDO.
MAIS TARDE,DANIEL APRENDEU A TOCAR O VIOLÃO.
COMO CONHECEU A MÚSICA SERTANEJA

FOI ATRAVÉS DO SEU PRIMO CELSO QUE CONHECEU A MÚSICA SERTANEJA,AO VÊ-LO TOCAR ACORDEÃO E CANTAR.
ACHAVA ESSE ESTILO MUSICAL DIFERENTE DE TUDO QUE OUVIRA E FICOU ENCANTADO COM A MÚSICA “ESTRADA DA VIDA”,DO MILIONÁRIO E JOSÉ RICO,A DUPLA SENSAÇÃO DA NOVA GERAÇÃO DE ARTISTAS SERTANEJOS DA ÉPOCA,SUCEDENDO AO SUCESSO LOGO A SEGUIR OUTRAS COMO“CHITÃOZINHO E XORORÓ”,”JOÃO MINEIRO E MARCIANO” E MUITAS OUTRAS.
DEDICOU-SE ENTÃO A APRENDER SUAS MÚSICAS E A CANTÁ-LAS,CHAMANDO A ATENÇÃO DAS PESSOAS PELO SEU TIMBRE DE VOZ DIFERENTE E PELA AFINAÇÃO

AS PRIMEIRAS FORMAÇÕES DE DUPLAS E OS PRIMEIROS FESTIVAIS

FEZ ENTÃO A SUA PRIMEIRA DUPLA,COM O PRIMO CELSO.
POUCO MAIS TARDE,FAZIA A DUPLA COM SEU IRMÃO SÉRGIO.
E COMO “SÉRGIO E TARCÍSIO” GANHARAM ALGUNS FESTIVAIS DE MENOR EXPRESSÃO E NOUTROS OBTIVERAM SEMPRE BOAS CLASSIFICAÇÕES.
HOUVE UM EPISÓDIO CURIOSO NUM DESSES FESTIVAIS,ESTE REALIZADO EM ITAJAÍ, EM QUE FORAM CLASSIFICADOS EM 5º LUGAR,CLARAMENTE AFASTADOS DAS TRÊS PRIMEIRAS POSIÇÕES PARA QUE OUTROS CONCORRENTES LOCAIS PUDESSEM VENCER.
ENTÃO AO FINAL,FORAM AGRACIADOS PELA PARTICIPAÇÃO COM O PRÊMIO DE UMA MEDALHA DE HONRA DEDICADA A TODOS OS PARTICIPANTES.
MAS DANIEL,AO RECEBÊ-LA,RECUSOU-A E PENDUROU NUM GANCHO DO PALCO,NUM GESTO QUE FOI APLAUDIDO PELA PLATÉIA,QUE ESPERAVA VÊ-LOS AO MENOS ENTRE AS TRÊS PRIMEIRAS POSIÇÕES.

O FESTIVAL SERTANEJO QUE REVELA AO BRASIL E A PORTUGAL

MAS FOI COM O OTÁVIO QUE ALCANÇOU ENORME SUCESSO PELO BRASIL AO VENCEREM O 1º FESTIVAL DE MÚSICA SERTANEJA DE BLUMENAU COM A MÚSICA "TELEFONA" DE SUA AUTORIA,EM 1990,CONQUISTANDO CINCO TROFÉUS DE SETE CONCORRIDOS,SENDO MELHOR CANÇÃO,MELHOR INTERPRETAÇÃO,MELHOR ARRANJO,MELHOR COMPOSIÇÃO E O DE 1º LUGAR.
A PARTIR DAÍ SURGIRAM OS PRIMEIROS SHOWS DA DUPLA QUE INTERPRETAVA EM GRANDE MAIORIA OS SUCESSOS DE OUTRAS DUPLAS.
"OTÁVIO E TARCÍSIO",DEPOIS DE GRAVAREM O DISCO DO FESTIVAL JUNTAMENTE COM AS 11 PRIMEIRAS DUPLAS CLASSIFICADAS,FINALMENTE GRAVARIAM SEU 1º ÁLBUM EM OUTUBRO DE 1990,PELA GRAVADORA BR DISCOS.
EM 1991,SUAS MÚSICAS JÁ ERAM SUCESSO A REPERCUTIR POR TODO O BRASIL,EXCETO NO RIO DE JANEIRO E NO NORDESTE ONDE AINDA A MÚSICA SERTANEJA NÃO TINHA APOIO DAS RÁDIOS PARA A PROMOÇÃO,TOCANDO 7 CANÇÕES ENTRE 10 GRAVADAS,SENDO O GRANDE ÊXITO A MÚSICA "TELEFONA",QUE ERA UMA PROPOSTA INOVADORA NO ESTILO SERTANEJO,COINCIDINDO COM OS SUCESSOS "PENSE EM MIM"DE LEANDRO E LEONARDO E "É O AMOR" DE ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO,QUE TAMBÉM ESTOURAVAM NO BRASIL COM MUITA FORÇA,POR APRESENTAREM UM ESTILO TAMBÉM INOVADOR.
UMA CURIOSIDADE A RESPEITO DE SUA CARREIRA É QUE FOI A PRIMEIRA DUPLA SERTANEJA A SER DIVULGADA EM TERRITÓRIO PORTUGUÊS,EM 1991,COM PASSAGEM NAS PRINCIPAIS RÁDIOS,ATRAVÉS DE UMA PROMOTORA.

SUA MUDANÇA PARA PORTUGAL

SUA MUDANÇA PARA PORTUGAL DEU-SE PORQUE O OTÁVIO PAROU DE CANTAR E DANIEL QUERIA SEGUIR CARREIRA SOLO,QUE NO BRASIL NÃO ERA POSSÍVEL NA OCASIÃO,DIFERENTE DOS DIAS DE HOJE, ONDE SE VÊ MUITOS CANTORES SOLOS E ATÉ DUPLAS A SEPARAREM PARA SEGUIREM A CANTAR SOZINHOS.
SUA DECISÃO TEVE INFLUÊNCIA PRINCIPALMENTE QUANDO CONHECEU AS MÚSICAS DE TONY CARRERA.

INFLUÊNCIAS DA MÚSICA AINDA NA INFÂNCIA

HÁ QUE DIZER QUE A SUA INFLUÊNCIA SERTANEJA TAMBÉM É DE BERÇO,POIS DURANTE TODA A SUA INFÃNCIA CRESCEU OUVINDO OS TIOS,DA PARTE DO PAI,QUE ERAM TRABALHADORES DA ROÇA,A CANTAREM MÚSICAS SERTANEJAS,AO TOQUE DE VIOLÃO E ACORDEÃO OU MESMO AO SOM DO PANDEIRO.
ERAM OS TIOS ERVINO E DURVALINO.
DANIEL CONTA:”ATÉ ME IMPRESSIONO COM UMA LEMBRANÇA DE MENINO,QUANDO NA VARANDA DA CASA DELES,OS DOIS CANTAVAM,E A MÚSICA SE MISTURAVA COM O RUÍDO DE MOTOR DUM CAMINHÃO QUE SUBIA A SERRA DE POMERODE,NUM TEMPO EM QUE A LUZ DE CASA ERA O LÂMPIÃO.
NAQUELAS NOITES DE LUA CHEIA NEM PRECISAVAM DELE PRA ILUMINAR .”
NO VÍDEO ACIMA,DANIEL CANTA A SUA SAUDADE DE CASA NA CANÇÃO DE SUA AUTORIA,"SAUDOSA RECORDAÇÃO".


Sem comentários:

Enviar um comentário